VOLEIBOL PORTUGUÊS CHAT

sexta-feira, 11 de maio de 2012

JOÃO JOSÉ: "A RENOVAÇÃO TEM DE SER FEITA"


João José esteve quarta-feira no treino matinal da Selecção Nacional. O jogador dos alemães do VFB Friedrichshafen foi dispensado da participação na Liga Mundial, pelo que só integrará os treinos da Selecção Nacional em Julho, quando esta iniciar a preparação da fase de qualificação para o Campeonato da Europa.

“É um bocado estranho o grupo de trabalho da Selecção estar a treinar e eu apenas a ver, mas foi uma opção que eu tomei. Ao longo dos últimos 10 anos sempre assumi o compromisso com a Selecção e passei aqui todo o período de preparação e estágios. Algum dia teria de chegar a altura de efectuar uma gestão mais equilibrada entre a vida desportiva do clube, selecção nacional e familiar. Integrarei a Selecção na segunda fase de preparação, se tudo correr como planeado, ou seja, utilizando a Liga Mundial para fazer a reciclagem dos jogadores – que tem de ser feita, não há outra hipótese –, e no apuramento para o Europeu utilizar os jogadores mais experientes juntamente com os jogadores mais jovens e quem estiver melhor no momento é que joga”.

Sobre o processo de renovação que se vive na Selecção Nacional, o central, que foi considerado o melhor blocador no Campeonato do Mundo da Argentina, em 2002, é peremptório: “Se, como tudo indica, os mais novos tiverem um papel mais activo agora na Liga Mundial, isso só será bom para eles.

Os jogadores mais antigos desta selecção também foram lançados praticamente no Mundial de 2002 e creio que os jovens que actualmente fazem parte do trabalho da selecção só têm a ganhar ao disputarem uma Liga Mundial, que é uma competição muito forte pois é disputada pela elite mundial. Foi o que aconteceu connosco em 2001, 2002, em que alguns jogadores juniores se juntaram a outros mais experientes e foi feita a renovação da Selecção. E agora tem de ser feita novamente. Alguns dos jogadores mais novos que estão aqui têm potencial e não há outra forma de fazer com que as coisas aconteçam senão dando-lhes oportunidade de mostrar o seu valor”.

Na época que agora findou, o VFB Friedrichshafen não conseguiu amealhar o seu 8.º título de campeão alemão consecutivo... “Não posso afirmar que foi uma má época. O objectivo principal, que era o campeonato, não foi conseguido, mas conquistámos a Taça da Alemanha e atingimos o quinto lugar na Liga dos Campeões, o que é muito importante para projectar uma imagem forte do clube e mostrar aos patrocinadores que temos resultados. Fizemos uma época excelente até Fevereiro, até à conquista da Taça. Contudo, houve uma quebra de forma numa altura errada, ou seja, na altura dos play-offs. Foram sete anos seguidos de vitórias no campeonato e penso que «há males que vêm por bem» pois na próxima época os jogadores vão estar com uma predisposição diferente”.

Sem comentários: