VOLEIBOL PORTUGUÊS CHAT

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Gala Anual do Voleibol (FPV)


Tal como prometi, aqui vos deixo um resumo da Gala, exposto no site da FPV.

A Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) realizou, ontem à noite, no Salão Atlântico do Casino de Espinho, a 12.ª Gala Anual do Voleibol, que premiou aqueles que mais se distinguiram ao serviço da modalidade, ao longo da época ou mesmo de toda uma carreira.
Apresentada com um estilo peculiar por Luís Ribeiro, que este ano cessou as suas funções como Director de Imprensa da FPV, a Gala Anual, que reúne a «Família do Voleibol» contou, como é já tradição, com a presença de notáveis de outros sectores: Laurentino Dias (Secretário de Estado da Juventude e do Desporto), Luís Sardinha (Presidente do Instituto do Desporto de Portugal) e João Matos (em representação do Presidente do Comité Olímpico de Portugal), entre outros, bem como representantes de várias autarquias e federações nacionais, entre 310 convidados.
A Gala abriu com a entrega de prémios aos mais novos, desde os minis ao Gira-Volei, um projecto da FPV com 10 anos de existência e que tem já 1800 centros em actividade, repartidos por todo o país, num universo de cerca de 100 mil atletas.Este ano foi instituído pela primeira vez o Prémio Gira+, que dá a oportunidade aos jovens com mais de 16 anos de prolongarem a prática do Voleibol para além do Gira-Volei (8 aos 15 anos).Seguiu-se a entrega do Prémio Mérito Gira, que distinguiu Alfredo Ferreira e Avelino Eira, professores da Escola Latino Coelho, em Lamego.
As novidades apresentadas na 12.ª Gala do Voleibol não se esgotaram no Prémio Gira+, alargando-se ao Voleibol de Praia, com a estreia dos troféus para os melhores do ranking e para os vencedores dos Circuitos de Sub-23 e Sub-19. [Ver galardoados]
Manuel Tavares foi também alvo do reconhecimento pela FPV pela sua carreira como árbitro... e Miguel Maia agradeceu a João Brenha os anos de amizade em que se alicerçou a dupla de Voleibol de Praia mais prestigiada de Portugal [1991-2009] e a que estava há mais tempo em actividade no Circuito Mundial [1993-2008].
Outro dos pontos em destaque na Gala da FPV foi a integração de três novas autarquias no Clube das Câmaras Amigas, distinção que antecedeu o momento alto da noite: a entrega do Prémio Osório, que homenageia personalidades e/ou instituições que se notabilizaram no engrandecimento e glorificação do Voleibol, e que desta vez foi para Luís Ribeiro (na foto)... apresentador da Gala.
E, como não podia deixar de ser, houve tempo para o tradicional discurso do Presidente da FPV, Vicente Araújo, tendo também usado da palavra o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto. Laurentino Dias enalteceu o papel que algumas das instituições presentes têm no desenvolvimento do desporto em Portugal, e agradeceu, “na pessoa do Professor Vicente Araújo, a toda a Família do Voleibol”, desde atletas, a dirigentes e clubes:“Agradeço-vos todo o trabalho realizado ao longo dos 62 anos de vida da Federação, que tem feito o Voleibol crescer a nível nacional e internacional, ano após ano, e reafirmo que podem contar sempre comigo. O futuro tem a ver convosco e com a capacidade de ultrapassar as dificuldades”.

Sem comentários: