VOLEIBOL PORTUGUÊS CHAT

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Gala "Orlando Ramos"

A Matosinhos Sport - Empresa Municipal de Desporto - organiza nos próximos dias 29 e 30 de Dezembro e 2, 3 e 4 de Janeiro, a Gala Volei "Orlando Ramos", com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Matosinhos e o apoio técnico do Leixões Sport Clube e da Associação de Voleibol do Porto. Esta Gala destina-se a homenagear Orlando Ramos, por muitos considerado o "Pai do Voleibol", personalidade que apresenta um percurso notável neste desporto que abraçou há mais de 60 anos, desde o longínquo ano de 1944 onde, segundo o próprio, tomou pela primeira vez contacto com a modalidade através de uma rede de voleibol montada no areal da praia de Matosinhos.
Nos dias de hoje, mais afastado, acompanha a modalidade com todo o interesse, continuando a granjear elevada estima e consideração entre todos os agentes envolvidos. Depois de ter passado pelo Andebol e pelo Basquetebol, foi no Voleibol que descobriu a sua paixão, desempenhando vários cargos no Leixões Sport Clube: fundador da modalidade no Clube, jogador, chefe de secção e dirigente, tendo ainda exercido funções na Associação de Voleibol do Porto e na Federação Portuguesa de Voleibol. Obviamente não podíamos deixar de referir também aquela que poderá ter sido a maior "contribuição" do Sr. Orlando Ramos para a modalidade, o já malogrado Ilídio Ramos, seu filho, que enquanto praticante e treinador foi, sem dúvida, um dos expoentes máximos do voleibol português. Como é facilmente perceptível, o passado desportivo do Sr. Orlando Ramos funde-se de forma indelével com o extraordinário palmarés do "seu" Leixões que, neste momento, comemora o 101º aniversário.
Desde 1946, ano em que conquistou o seu primeiro título (Campeão Regional da 2º Divisão – Honra – Reservas e 2º Categorias) até aos nossos dias, foram muitos os troféus arrecadados pelo Clube: 8 vezes campeão nacional sénior masculino (mais um titulo da 2º divisão), 15 vezes campeão nacional sénior feminino. A estes troféus devem-se ainda somar 3 títulos nacionais de divisões inferiores, 23 títulos nacionais nos vários escalões de formação, sendo que 12 destes foram obtidos nesta última década, o que demonstra a vitalidade que a modalidade apresenta no Clube.
Nesse sentido, foi decidido promover a organização de uma gala que, pela sua dimensão, possa cumprir os fins a que se destina, mobilizando um grande número de atletas das camadas mais jovens, possibilitando com isso um maior impacto à homenagem que se pretende efectuar a uma figura marcante de Matosinhos. A Gala decorrerá nas Naves Costa Pereira e Ilídio Ramos, no Centro de Desportos e Congressos, e contará com a presença de equipas masculinas e femininas dos vários escalões de formação de Clubes convidados para esse efeito – Vitória SC, SC Espinho, Castelo da Maia GC, AA Espinho, Ala Nun´Alvares e AA São Mamede - para além do Leixões SC, contabilizando assim um total de várias centenas de atletas (cerca de 700).
Fonte: SCN e Leixões SC

Sem comentários: